O tempo no Tomismo e em Raimundo Lúlio. Luz para situar o Eterno retorno de Nietzsche
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho propõe-se apresentar a noção de «tempo» tal como aparece nas obras de Raimundo Lúlio até os Principia philosophiae complexa (1299).Examinar-se-ão as conclusões de Fernand Van Steenberghen em seu artigo Raymond Lull contre l’eternité du monde (1989) no qual considera a crítica que Lílio realizou contra este erro em sua Declaratio Raymundi per modum dialogi edita (1298). Na segunda parte do trabalho, examinar-se-ão, à luz da noção luluana do tempo, o cenceito de «estrutura cíclica do tempo» implícito na doutrina do Eterno Retorno de Nietzsche e os seus primórdios na tese kantiana do tempo como condição formal a priori de todos os fenómenos.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Datos de publicación
Metric
Este artículo
Otros artículos
Revisores/as por pares
0
2.4
Perfil evaluadores/as N/D
Declaraciones de autoría
Declaraciones de autoría
Este artículo
Otros artículos
Disponibilidad de datos
N/D
16%
Financiación externa
N/D
32%
Conflictos de intereses
N/D
11%
Metric
Esta revista
Otras revistas
Artículos aceptados
14%
33%
Días para la publicación
3782
145
Indexado en
-
—
- Sociedad académica
- N/D
- Editorial
- UCOPress
Detalles del artículo
Cómo citar
JAULENT, E. (2006). O tempo no Tomismo e em Raimundo Lúlio. Luz para situar o Eterno retorno de Nietzsche. Revista Española De Filosofía Medieval, 13, 143–158. https://doi.org/10.21071/refime.v13i.6279
Número
Sección
ARTÍCULOS