O ensino superior e a convergência educativa
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo apresenta os argumentos de uma proposta de doutorado que objetiva analisar as modalidades educativas – presencial e a distância – no ensino superior e as possibilidades de convergência entre elas. Por meio de metodologia de caráter teórico documental, foram analisadas as políticas públicas brasileiras para o ensino superior elaboradas entre 1996 e 2011, nas quais foram buscadas referências aos fundamentos teóricos para a efetividade dessa modalidade no país e à noção de convergência na educação. Entre esses documentos, destaca-se a Portaria 4.059/2004. Tal análise, somada ao diálogo com diferentes teóricos, pretendeu responder às seguintes questões: porque se torna emergente uma proposta de educação da convergência? Quais foram as principais mudanças promovidas pelas políticas públicas brasileiras nos últimos anos em relação ao ensino superior? Como a EaD se constituiu no Brasil? Quais as possibilidades da educação da convergência? As questões anunciadas são parte de um raciocínio em construção, que pretende discorrer teoricamente sobre a convergência de modalidades no ensino superior e que, para tanto, pretende descortinar suas várias dimensões (legal, institucional, comunicacional, conjuntural e a educacional).
Descargas
Detalles del artículo
1. Política propuesta para revistas que ofrecen acceso abierto
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
2. Política propuesta para revistas que ofrecen acceso abierto diferido
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra [ESPECIFICAR PERIODO DE TIEMPO], el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Bibliografía
BRASIL (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
BRASIL (2004). Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Regulamenta a oferta de carga horária a distância em disciplinas presenciais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf
CASTELLS, M. (1999a). A sociedade em rede. 6a ed. São Paulo: Paz e Terra.
CASTELLS, M. (1999b). O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. (2013). Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/1379600228mercadante.pdf
CENSO EAD. (2013). Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012. Curitiba: Ibpex.
JENKINS, H. (2009). Cultura da convergência. 2a ed. São Paulo: Aleph.
SERRES, M. (2013). Polegarzinha: Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
SIBILIA, P. (2012). Redes ou paredes: A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto.
TARCIA, R. M. L., y CABRAL, A. L. T. (2010). Implantação de 20% a distância nas instituições de ensino. In A. L. Carlini & R. M. L. Tarcia. 20% a distância e agora? Orientações e práticas para o uso de tecnologia de educação a distância no ensino presencial (pp. 17 – 26). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
TIFFIN, J., y RAJASINGHAM, L. (2007). A universidade virtual e global. Porto Alegre: Artmed.
TORI, R. (2009). Cursos híbridos ou blended learning. In F. Litto & M. Formiga. Educação a distância: O estado da arte. São Paulo: Pearson Educacional do Brasil.